LogoLogo
Edição 54 - Ano 9 - Setembro/outubro 1997
REGULAR54

Edição 54 - Ano 9 - Setembro/outubro 1997

set. de 1997 · 68 páginas

🔒 Assinatura ou acesso avulso por 30 dias

A edição 54 da Revista Magnum traz um teste histórico: o fuzil Mosquefal — uma arma que serve tanto às Forças Armadas quanto às polícias brasileiras — analisado com profundidade técnica e patriótica. O revólver Derringer Remington da época do Velho Oeste é testado nas clássicas, comprovando a robustez de um ícone americano que sobreviveu aos séculos. A nova lei de porte de armas continua gerando dúvidas, e a Magnum responde com clareza. As novas pistolas Heckler e Koch — criadas para grupos especiais — são apresentadas com todos os detalhes técnicos que os profissionais precisam. Uma visita à Intratec e o teste do fuzil Armalite AR-18 completam uma edição que equilibra história, legislação e inovação com maestria.

Editorial

De Ilusão Também Se Vive...
Com certeza o Leitor está observando a intensa campanha antiarmas que ora se faz em nosso país. Esta campanha conta com o apoio maciço de toda a mídia nacional e, assim, as emissoras de televisão, os diários e até algumas revistas dela participam, como se uma população desarmada fosse a panacéia para os males brasileiros. Aliás, é essa mesma a intenção do patrocinador maior de toda a campanha, o Ministério da Justiça.
Mas, o que realmente estaría por trás de tão intensa campanha? É simples: DESVIAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO PARA PROBLEMAS MAIORES, IMPORTANTES, DE AMBITO SOCIOLÓGICO.
Em termos de comunicação, essa estratégia é simples e até banal, além de velha, gasta, constando da "cartilha" de qualquer governante que se intitula moderno. A estratégia de há muito foi absorvida pela população que não é tão idiota quanto apenas os políticos pensam. Na verdade, essa estratégia para o tema Armas de Fogo começou a ser utilizada no primeiro mandato do presidente norte-americano Bill Clinton, o "Collor" deles, assim como o nosso, um homem de marketing de média envergadura.
Como tudo nos EUA é muito mais às claras do que aqui, foi fácil saber que o presidente "mauricinho" e norte-americano havia escolhido as Armas de Fogo para desviar a atenção do escândalo de Whitewater, uma imensa falcatrua imobiliária de seu pouco recomendável passado político, e do fato de ter se eximido de participar da Guerra do Vietnā.
Entretanto, num país como o nosso, onde, da noite para o dia, a crendice popular cria mitos como o "ET de Varginha", os videntes e até um "Chupa-Cabras" e a maioria dos jornalistas literalmente se deslumbra com tais bobagens, a coisa não é tão fácil assim e preferimos enumerar as prováveis mas verdadeiras causas que levaram o governo e a Mídia nacionais a desencadearem a atual campanha antiarmas:
1. "Tamponar" os recentes escândalos da Saúde Pública;
2. Esconder o ócio parlamentar;
3. Ocultar a perseguição a índios, aos sem-terras e a outros sem alguma coisa;
4. Disfarçar a vergonha que é o nosso sistema educacional;
5. Dissimular o total descaso e desrespeito para com os aposentados;
6. Esconder o abandono em que se encontra o setor de Segurança Pública; idem para o sistema carcerário nacional, com essa pouca-vergonha de detentos não trabalharem;
7. Divulgar a utopia de uma falsa baixa inflação, enquanto tarifas de serviços públicos aumentam dentro da verdadeira realidade inflacionária;
8. Ocultar a criação de novos impostos e contribuições e/ou transformar os temporários em permanentes;
9. Desviar a atenção da gritante incompetência em diversos setores governamentais;
10. Pura falta do que fazer ou do que informar.
Como se não bastasse tudo o que foi apontado, o governo brasileiro ainda insiste em subestimar a memória de nosso povo, o qual continua aguardando soluções para os velhos e ainda não resolvidos grandes problemas nacionais, tais como rombos no INSS, CPIs que sempre "acabam em pizza", e a luta contra os traficantes, que cada vez mais parece um "toma-lá-dá-cá" oficial.
Assim, verifica-se que muitos governantes e autoridades deste Brasil ainda vivem de ilusão e, o que é pior, insistem em que o povo agora também nem tenha chance de auto-defender-se da crescente marginália. Impedir o acesso da população honesta às Armas de Fogo imaginando que com isso cesse a violência no País é a maior dessas ilusões...

Índice

Índice da Edição
10
Nova Lei: Avanço ou Retrocesso?Especial
Por Dr. Amaury de Lima e SouzaSaiba mais um pouco
13
Marcas de Prova — ÍndiaMagnum Pesquisa
Por Eng. Creso M. ZanottaIncrível... elas existem!
14
Double Derringer RemingtonTestando as Clássicas
Por Lincoln J. TendlerUma clássica do Velho Oeste
20
Fuzil MosquefalTeste
Por Dr. Amaury de Lima e SouzaServindo Forças Armadas e polícias brasileiras
26
Luger Comercial 1920Coleção
Por Hélio Barreiros JúniorVersão civil da pistola-lenda
32
Cartuchos no FogoEspecial
Por Eng. Creso M. ZanottaRespostas de diversos ângulos
36
A Faca como FerramentaCutelaria
Por Hélio Barreiros JúniorPontos práticos para melhor escolha
44
Novas Pistolas Heckler & KochApresentação
Por Rafael Moura-NevesCriada para grupos especiais
50
Visitando a IntratecEspecial
Por Lincoln J. TendlerRecente, mas muito atuante
55
Fuzil de Assalto Armalite AR-18Teste
Por Lincoln J. TendlerUm M-16 sem sofisticação
60
Shaving em Projéteis de ChumboDicas de Recarga
Por Eng. Creso M. ZanottaSolucionando um grande problema

Acesse esta edição

Assine e acesse esta e outras 206 edições. Ou compre apenas esta edição por 30 dias.

Outras Edições

Continue explorando o acervo